Inverno 2012- Prada e uma nova silhueta.

Sobreposições eram uma marca registrada do movimento grunge nos anos 90, misturando comprimentos e texturas em looks criados para expressar a personalidade de quem o usava. Uma das combinações favoritas eram vestidos usados por cima de calça jeans com tênis all star. O tempo passou, a moda é cíclica e esta polêmica tendência retorna à pauta, mas com uma nova leitura: Com apelo minimalista ou com muito glamour, transforma a silhueta deixando- a mais interessante e cool.

Deixe para Miuccia Prada a tarefa de modernizar  qualquer proposta. A Prada é a mais influente das marcas de moda: as frutas e listras coloridas do último Verão? Prada. A estampa de cobra e os paetês oversized? Prada do último Inverno. A cartela de tons pastel e brincos statement? Prada também. Com o Inverno 2012, sem teorias e inspirado apenas no “prazer da moda”, ela surpreendeu e encantou mais uma vez: Resgatando elementos do passado para criar algo totalmente fresco e original, saias em comprimento midi retas foram usadas por cima de calças cropped mais largas. Silhueta bem difícil, mas que funciona lindamente como inspiração. A mistura de estampas gráficas, a rica cartela de cores de roxos, laranjas e pretos e as peças embelezadas por pedrarias emprestaram força a mulher Prada resultando no melhor desfile da temporada.A sobreposição de saias e vestidos sobre calças, já tinha surgido timidamente no Inverno 2011 da Balenciaga e de Haider Ackermann. Phoebe Philo também aderiu para o Resort 2012 da Céline em proposta P&B, mas faltava o carimbo de aprovação de Miuccia. Tudo indica que a partir de agora, a moda vai pegar.

Chegando na temporada pre-fall, a idéia começou a tomar fôlego. A Chanel com sua coleção inspirada na India, utilizou do recurso com saris bordados usados por cima de calças douradas, sugestões luxuosas para o combo.

Versões minimalistas e contemporâneas de  Raoul Inverno 2012 e Rachel Roy Pre-fall, looks monocromáticos sempre alongam e são uma das maneiras mais fáceis de aderir:

Na temporada atual, túnicas e vestidos usados por cima de calças mais ajustadas criando um shape super interessante: Na Rag & Bone todas as peças são coladas ao corpo e a cintura é marcada por cinto, Dries Van Noten aposta na túnica reta com estampa gráfica. Marc Jacobs já anda em território mais perigoso com bastante volume, calça cropped larga com mini de couro. Vivienne Tam faz um colorblocking Invernal com destaque para a calça dourada.

Na prática, prefiro este look com peças sequinhas embaixo, como este usado por Leandra Medina do “Man Repeller”. Vale também lembrar que quanto mais curta for a túnica, mais a perna vai parecer longa e o corpo longilíneo.

Este look mais teatral de Christine Centenera foi super fotografado, e a mistura da skinny de couro com o vestido de renda deixa a composição super apropriada para a noite também.

Alguém vai arriscar?

Fotos: Vogue.com, StockholmStreetStyle.

3 Comentários

Arquivado em Fashion Week, Microtrend, Trend alert

3 Respostas para “Inverno 2012- Prada e uma nova silhueta.

  1. Pingback: Atualizando a tendência- Blue Jeans. | ROBERTA WEBER

  2. Pingback: Imagens do mês- Confirmando tendências. | ROBERTA WEBER

  3. Pingback: Analisando (um pouco) Pre-fall 2013- O que vem por aí e o que não vai a lugar nenhum. | ROBERTA WEBER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s